BOLO DE CENOURA INGREDIENTES 3 cenouras médias raspadas e picadas 3 ovos 1 xícara de óleo 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal Manteiga para untar Farinha para polvilhar
MODO DE PREPARO a) Bata no liquidificador todos os ingredientes, acrescentando a farinha aos poucos. b) Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio. c) Despeje a massa nela. Asse em forno médio preaquecido por 40 minutos. d) Tire do forno, espere amornar e desenforme.
Água filtrada ou mineral – o quanto baste para cozinhar a fruta escolhida. Farinha de arroz (de preferência integral, é mais saudável) 1 fruta de sua preferência.
MODO DE PREPARO
Cozinhe a fruta até ficar bem macia.
Retire a fruta da água do cozimento e reserve.
Fora do fogo, misture farinha de arroz na água do cozimento, leve ao fogo até ficar no ponto de papinha, depois acrescente a fruta e amasse bem, se preferir pode passar em uma peneira ou simplesmente amassar com garfo.
4 cebolas médias
4 dentes de alho
2 cabeças de peixe
1 maço médio de coentro amarrado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal a gosto
5 colheres (sopa) de óleo
Salsa a gosto
MODO DE PREPARO
a) Limpe as cebolas e pique-as grosseiramente.
b) Limpe os dentes de alho.
c) Coloque numa panela grande as cabeças de peixe, as cebolas, o alho, a salsinha e o coentro.
d) Adicione 2,5 litros de água.
e) Cozinhe por 45 minutos, mexendo de vez em quando (para amassar as cabeças dos peixes) ou até que fiquem bem cozidas.
f) O volume deve ser reduzido para menosda metade.
g) Retire, coe o caldo e coloque de volta na panela.
h) Junte o óleo.
i) Assim que levantar fervura, abaixe o fogo.
j) Aos poucos, adicione a farinha de mandioca, mexendo sempre.
k) O ponto deve ser igual ao de um mingau.
l) Acerte o sal e retire.
BOLO DE BANANA COM GANACHE DE CHOCOLATE INGREDIENTES
MASSA
06 0vos (claras em neve)
2 xícaras e meia de açúcar
3 xícaras de farinha
01 copo de iogurte natural
01 colher de sopa de fermento em pó
100 gramas de manteiga sem sal (use manteiga)
RECHEIO
06 bananas nanica grandes
02 latas de leite condensado
Suco de meio limão
01 xícara de leite
03 colheres de manteiga sem sal
COBERTURA
400 gramas de chocolate meio amargo
01 lata de creme de leite sem soro
Derreta em banho maria ou no microondas misturando bem e cubra o bolo
PREPARO
MASSA
Bata as claras em neve reserve
Bata as gemas o açúcar e a manteiga até ficar bem fofo junte o iogurte e acrescente a farinha bata bem desligue a batedeira com um batedor manual acrescente as claras e o fermento misturando muito bem delicadamente
Pré-aqueça o forno e asse o bolo
RECHEIO
Amasse bem as bananas com o garfo junte o suco de limão
Numa panela de fundo grosso junte a banana amassada com o suco de limão e a manteiga cozinhe em fogo brando por 10 minutos mexendo sem parar acrescente o leite condensado e cozinhe mais ou menos por quinze minutos até que comece a despregar do fundo da panela
Deixe esfriar / corte o bolo ao meio e recheie / umideça o bolo com meia xícara de leite gelado .
COBERTURA
Derreta em banho maria ou no microondas misturando bem e cubra o bolo
a) Rale o coco, coloque num saquinho plástico e guarde no congelador. Assim, o coco ficará fresquinho por vários dias. Quando você quiser usar, basta descongelar.
b) Se você quiser ralar coco no liquidificador, ligue o aparelho e vá colocando aos poucos o coco já picado.
c) Amarre um barbante grosso em volta do coco e coloque-o sobre a chama do fogão. O barbante queimará e ficará mais fácil de quebrar o coco em duas partes iguais.
d) Para deixar mais solto o coco ralado que estava guardado na geladeira, coloque-o numa peneira sobre o vapor de água fervente, com a vasilha fora do fogo.
e) A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.
f) Coloque o coco inteiro dentro do forno ou sobre o fogo. Assim, sua casca sairá com facilidade.
g) Se você fizer doces com coco, que levam calda de açúcar, aproveite a própria água do fruto para fazer a calda.
a) Cortar os alhos em rodelas grossas. b) Ferver água de nascente e branquear os alhos, 2,5 minutos. c) Escorrer e passar bem por água fria. d) Deixar arrefecer. e) Esfarelar grosso os queijos, misturar às rodelas de alho francês, com cuidado para não se desmancharem, acrescentar as nozes picadas grosso, temperar.
1 xícara (chá) ou 200g de açúcar 150g de margarina 1 xícara (chá) ou 250g de farinha de trigo 1 xícara (chá) ou 250g de fubá 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara (chá) ou 250ml de suco de laranja Raspas de uma laranja 3 ovos inteiros Cascas de laranja cristalizadas para decora
MODO DE PREPARO
a) Coloque em uma tigela o açúcar e a margarina, misturando com uma colher de pau até formar um creme homogêneo. b) Acrescente a farinha de trigo, o fubá e o fermento e vá alternando com o suco de laranja, misturando a cada adição. c) Por ultimo, junte as raspas de laranja e os ovos inteiros, mexendo bem para incorpora-la à massa. d) Unte com margarina e farinha de trigo uma forma de anel (tamanho médio) e despeje nela a massa asse em forno médio, por aproximadamente 40 minutos.
DICA
Uma ótima cobertura para esse bolo é uma calda de chocolate meio amargo. Mas lembre-se de pegar leve no açúcar.
a) Você pode utilizar o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. É muito bom também para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Depois dá faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos. Elas ficarão claras e macias.
b) O pó de café ficará como se fosse moído na hora se você o guardar num recipiente fechado dentro da geladeira.
c) Depois de fazer café, use o pó que ficou no coador para
d) desentupir a pia. Ou, também, coloque no armário, para espantar formigas.
e) Para dar um sabor diferente ao café, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate, antes de pôr a água.
SEGREDOS CULINÁRIOS DA BATATA a) Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. E sirva como aperitivo. b) Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas. c) Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas. d) Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.
e) Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias. f) Faça um pequeno corte na casca das batatas antes de assar. Assim, elas não se quebrarão. g) Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos-da-índia. h) Se você colocar duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial. i) As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar. j) Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor. k) Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão. l) Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas. m) Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem. n) O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas. o) Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó. p) Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso. q) Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir. r) Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque as numa vasilha com água fria. s) Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou de vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola. t) As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção: para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.
OS SEGREDOS CULINÁRIOS DO CHOCOLATE O uso do chocolate em barra é relativamente fácil, porém, requer alguns cuidados para que tudo dê certo. Preste atenção nos itens a seguir e aprenda os principais segredos*. .Os Chocolates fracionados são mais simples de serem utilizados no entanto a perda no sabor acaba não compensando. Algumas pessoas preferem, mas eu não indico. . Chocolate e água não combinam. Portanto, evite utilizar a pia (trabalhe em uma bancada ou mesa, por exemplo). Caso não seja possível, enxugue muito bem a superfície e deixe sempre um pano de prato seco à mão para emergências. . Seque também todos os utensílios, recipientes e formas que for utilizar. (Lembre-se da importância da pré-preparação.)
. A forma mais fácil para se derreter o chocolate é no microondas. A alternativa mais tradicional é usar o banho-maria (uma tigela com o chocolate picado sobre uma panela com água fervente em fogo baixo — mas lembre-se de que água e chocolate nunca devem se encontrar, por isso a atenção deve ser redobrada). . O chocolate não fracionado (como os em barras que encontramos no supermercado) precisa ser temperado para que endureça novamente após o derretimento (e não derreta tão fácil depois de moldado). Para isso, corte em pedaços pequenos o chocolate que vai ser utilizado, coloque 2/3 da quantidade total em um refratário e leve ao forno de microondas na potência média de 30 em 30 segundos, sempre tirando-o após o término do tempo para mexer bem e distribuir o calor (o tempo total deve ser de 2 a 3 minutos, dependendo da quantidade). A parte reservada deve ser ralada ou cortada ainda menor e misturada ao chocolate já derretido para temperá-lo. Mexa bem para que derreta também e chegue a uma temperatura agradável ao toque (coloque um pouco nos lábios e a sensação deve ser de frio). . Use o chocolate logo em seguida à temperagem. Caso contrário, ele começará a endurecer (evite derretê-lo novamente). . No caso de bombons ou ovos de Páscoa recheados, os recheios devem estar em temperatura similar à do chocolate para que ele não derreta. . Antes de acrescentar bebidas alcoólicas ao chocolate, certifique-se de que a temperatura do chocolate derretido e da bebida seja exatamente a mesma para que ele não fique farelento.
. Evite mexer com o chocolate com colheres ou espatulas de metal para evitar a oxidação. . Os bombons de chocolate podem ficar na geladeira por, no máximo, 10 minutos para endurecerem. Após isso ele vai suar ao sair e derreterá mais facilmente, além de ficar manchado depois de seco. Caso precise retornar a mesma forma à geladeira (no caso de ovos, por exemplo), divida os 10 minutos pelas vezes em que voltará a ser gelado. . Se perder a conta do tempo, para ter certeza de quanto tempo o chocolate deve ficar na geladeira, observe a forminha em que ele estiver. Quando ela estiver opaca, o chocolate já pode ser desenformado. Caso o chocolate não solte, deixe gelar um pouquinho mais. . Antes de embalar os chocolates prontos, espere entre 8 e 10 horas. Enquanto isso, mantenha-o em lugar seco e fresco, coberto com papel manteiga. Isso ajuda a manter as características do chocolate, como cor, sabor e perfume. * Para saber mais, consulte os sites de marcas de chocolate como Garoto, Nestlé etc.
Para preparar o mousse de chocolate light, basta colocar em banho maria
40 g de chocolate meio amargo e 2 colheres (sopa) de leite desnatado. Em
uma vasilha, misture 1 colher (chá) de gelatina em pó sem cor com 4 colheres
(sopa) de leite desnatado e deixe hidratar por 1 minuto. Em seguida, adicione a
mistura ao chocolate e mexa bem até derreter e ficar homogêneo. Retire do
banho maria e acrescente 2 colheres (chá) de adoçante dietético. Bata as claras
em neve e misture com o chocolate, mexendo levemente. Coloque em taças e leve à
geladeira para gelar. Cada porção tem apenas 50 calorias.
- Demolhar o bacalhau, primeiro em água corrente e depois em algumas
mudas, com a pele para cima.
- Arranjá-lo em lascas grandes, sem pele nem espinhas. Alourar no
azeite o alho picado, sem deixar queimar e juntar a cebola às meias rodelas e a
folha de louro.
- Deixar estalar bem a cebola. Juntar o tomate picado grosso, a massa
de malagueta, a massa de pimentão, a salsa e as pimentas.
- Baixar o lume e deixar estufar durante 20 minutos.
- Cobrir com as batatas cortadas às rodelas e com as lascas de
bacalhau.
- Regar com o vinho e acrescentar água só a cobrir.
- Temperar com a açaflor e cozer durante cerca de 12 minutos, conforme
a qualidade das batatas.
- Dar umas voltas com cuidado, para misturar tudo mas sem desfazer as
batatas. No fim, temperar de sal, conforme a demolha do bacalhau.
SEGREDOS CULINÁRIOS DO AZEITE a) Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que você guarda o azeite. b) Se você colocar ervas aromáticas, como orégão, alecrim etc., no azeite, obterá um ótimo tempero para saladas.
c) Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas. d) Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. Ou ainda, quebre os caroços de azeitona, coloque num recipiente com óleo e deixe durante três meses.
100g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente – amolecida) 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada 3 colheres (sopa) de sálvia fresca picada 3 colheres (sopa) de cebolinha francesa (ceboulete) picada 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado 3 colheres (sopa) de tomilho fresco (só as folhas)
PREPARO
a) Junte as ervas na manteiga amolecida e misture bem.
b) Coloque a manteiga de ervas em um recipiente e leve para gelar.
c) Depois de endurecer, corte a manteiga em cubos.
SEGREDOS CULINÁRIOS - AVES a)Tempere a gosto o frango de granja. Numa panela com óleo bem quente, coloque várias rodelas de cebola e deixe dourar bem. Adicione o frango temperado. Ele ficará com a cor e o sabor do frango caipira e um agradável aroma. b) Retire a banha amarela que envolve o frango, lave e coloque numa panela para derreter. Em seguida, coloque o frango já cozido que ele ficará muito mais saboroso. c) Em vez de um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você tem duas vezes os melhores pedaços. d) Para deixar um frango ou galinha bem limpos e branquinhos, passe farinha de mandioca, deixando por cinco minutos. Depois, lave com água fria. e) O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente. f) Para desossar um frango, corte a pele das costas no sentido do comprimento. Passe a lâmina da faca entre a carne e os ossos. Quebre os ossos das pernas e vire-as para poder retirar a carne. g) Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura. h) A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.
i) Se a galinha estiver dura e demorando a cozinhar, coloque dentro da panela uma cortiça. Assim, a galinha amolece rapidamente. j) Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e maionese. Passe o frango nessa mistura e coloque para assar. Ele ficará muito saboroso. k) O frango ficará mais macio se você colocar no tempero ou no cozimento uma pitada de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio. l) Passe, no peito do frango, manteiga ou margarina, ou ainda óleo, e cubra com papel de alumínio. Leve para assar, colocando o frango com o peito voltado para baixo. Assim, a carne ficará mais macia. m) Para que o frango ou galinha caipira cozinhem mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja clara ao cozimento.
n) Adicione, ao refogar a galinha de granja, duas colheres de sopa de açúcar. Assim, ela ficará dourada e bem firme quando cozida.
o) Antes de temperar o frango, escalde com água fervente e suco de limão. O frango ficará menos gorduroso.
p) Utilize as sobras de frango assado ou ensopado para fazer risoto, suflê, arroz de forno, canelone, salada, croquetes, torta, pudim ou ainda recheios para empadas e pastéis, misturando com palmito e ervilha.
q) O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.
r) Deixe o frango descongelar sozinho dentro de uma vasilha. Utilize a água do degelo para cozinhar o frango, pois ali estão as suas vitaminas.
SEGREDOS CULINÁRIOS - ALHO a) Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.
b) Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto. c) Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.
SEGREDOS CULINÁRIOS - ALFACE a) Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira. b) Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água.
c) Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras. d) As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos. e) Procure colocar o sal na alface um pouco antes dá refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente. f) As folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos.
MANTEIGA DE CAMARÕES INGREDIENTES ½ unid. Cebola picada 10 g Páprica 200 g Casca de camarão 90 ml Vinho branco 250 g Manteiga amolecida
PREPARAÇÃO: -Saltear as cebolas, a páprica e as cascas de camarão até ficarem vermelhas. -Adicionar o vinho e reduzir. -Espremer bem as cascas para extrair o sabor. -Coar. -Incorporar o líquido à manteiga. -Conservar sob refrigeração.
MOLHO BECHAMEL INGREDIENTES 1 litro Leite 1 unid. Cebola 1 folha Louro 5 unid. Cravo-da-Índia 60 g Manteiga 70 g Farinha de trigo qs Sal q.s. Noz-moscada PREPARAÇÃO:
-Ferver o leite com a cebola, louro e cravo (cebola piquê).
-Em outra panela, derreter a manteiga sem aquecer muito.
-Acrescentar a farinha de trigo aos poucos incorporando-a à manteiga.
-Deixar cozinhar sem dourar.
-Juntar aos poucos o leite, mexendo continuamente sem deixar formar grumos.
-Condimentar com sal e noz-moscada.
-Cozinhar durante ± 30 minutos (mexendo sempre para não grudar no fundo) ou até dar a
consistência desejada.
OBSERVAÇÕES:
Para o preparo deste molho, usar panela de aço inoxidável para evitar turvar o molho.
Para melhor conservação e aproveitamento, deve-se amanteigar a superfície do molho
ainda morno, ou então colocar um filme plástico em contato com o molho.
BATATA RECHEADA COM OVO DE CODORNA INGREDIENTES 1 Dz. Batata média 500 Ml Leite 50 G Queijo parmesão ralado 1 Dz. Ovo de codorna 50 G Manteiga 1/3 Molho Salsinha PREPARAÇÃO: - Assar as batatas em forno médio (140º C) por aproximadamente 30 minutos. Até ficar cozida, mas firme. - Cortar as batatas (sentido longitudinal), retirando uma tampa. Reservar essa tampa para uso na decoração. - Retirar com o auxílio de uma colher, o miolo da batata, deixando uma beirada que não desmanche. - Com as sobras da polpa da batata, fazer um purê, com manteiga e um pouco de leite (já amornados e incorporados). Misturar o queijo parmesão e a salsinha picada. Temperar com sal e pimenta do reino. O purê não pode ter consistência muito firme. - Rechear a batata com o purê, deixando um espaço para depositar o ovo de codorna. Quebrar o ovo sem partir a gema, colocar sobre a batata, temperar com sal e pimenta e levar ao forno por 5 minutos. - Servir com a tampa da batata como decoração.
MOLHO ROMANO INGREDIENTES 50 g Açúcar 15 ml Vinagre branco 500 ml Molho demi glacê 125 ml Fundo de aves 25 g Nozes picadas 25 g Uvas passas pretas q.s. Sal e pimenta branca moída
MODO DE PREPARO -Fazer um caramelo com o açúcar. -Deglacear com o vinagre e adicionar o fundo claro de aves e reduzir a 50%. -Adicionar o demi glacê e reduzir ao ponto de napar. -Temperar com sal e pimenta. -Finalizar com as nozes e uvas passas.
500 g Filé mignon totalmente limpo (sem cabeça, cordão e membrana)
50 g Alcaparras
50 g Queijo parmesão ralado
50 ml Azeite de oliva
10 fatias Limão
q.s. Sal, pimenta moída na hora
MODO DE PREPARO
-Enrolar o filé limpo em um plástico em forma de um cilindro e congelar. -Fatiar finamente no cortador de frios ou faca e dispor em um prato. -Temperar com sal, pimenta, alcaparras, queijo e regar com azeite de oliva. -Servir com uma fatia de limão.